Carta da Secretária da Educação do Ceará


Fortaleza, 27 de maio de 2021.

 

Caras(os) gestoras(es), professoras(es) e estudantes,

 Em nome do nosso governador Camilo Santana e de todas(os) que fazem a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, queremos expressar a cada uma (um) de vocês o quão orgulhosas(os) estamos por juntos fazermos a educação pública cearense acontecer a cada dia. O engajamento, a dedicação e a garra deste time sempre foram marcas que fizeram e fazem a diferença em nosso estado. Entretanto, o ano letivo de 2021, para além do que vivemos em

2020, mostra-se mais desafiador e exige de todas(os)  coragem para trilhar a travessia de cada dia com a esperança de alcançar os objetivos da educação pública, mesmo diante de algumas limitações impostas pelo cenário da pandemia. Exatamente por essa condição, precisamos, mais do que nunca, agradecer a vocês que fazem a nossa escola pública cearense.

 

Dentre tantas ações e iniciativas que temos acompanhado em nossos estabelecimentos de ensino (escolas e CCIs), desde 2020, o período de 14 a 26 de maio deste ano, quando intensificaram-se as ações da Busca Ativa Escolar: Nem 1 Aluno fora da Escola, evidencia ainda mais que somos privilegiados pelas gestoras(es), professoras(es) e estudantes que fazem nossas   unidades   escolares.   Quando   propusemos   a   agenda   de   estratégias   a   serem desenvolvidas com o propósito de engajar cada estudante que, por razões diversas, tivesse se desconectado de sua escola, era imaginável que assistiríamos a uma espetacular atuação de norte a sul do estado. As Crede/Sefor e suas escolas revestiram-se de talento, criatividade, empolgação e maestria para fazer acontecer um movimento lindo em rede, com o objetivo de trazer à escola nosso bem maior: nossas(os) alunas(os). Tudo resultará, certamente, em um marco na vida de cada jovem, que se sentirá importante perante sua unidade escolar. Cada estudante sentiu o quanto estava fazendo falta a sua presença e, certamente, retomará seu percurso para garantir a conclusão da educação básica e o ingresso no ensino superior.

 

Como disse o patrono da Educação, Paulo Freire, “educar é um ato de amor e coragem”. Nos últimos dias, essa frase tem se tornado ainda mais viva em nossa rede de ensino. Com ela, reforço a importância de cada uma e cada um para o desenvolvimento do ensino público, e para garantir que toda(o)  aluna(o) que estiver fora da escola possa retornar.

 

Nós nunca mais seremos as(os) mesmas(os), mas podemos ser cada vez melhores.   A nossa força está no coletivo, está em nossa rede de educadores ! Precisamos ser gratos a todas(os) que fazem nossas escolas, porque fazem toda a diferença.

 

Nem uma(um) deixará que nossas (os) estudantes abandonem o SEU FUTURO !

 

 

 

 

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará